A divisão de Recursos Humanos trabalha seguindo três grandes linhas de ação: Segurança Industrial, Medicina Laboral, e Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Além disso, cabe à divisão a execução dos concursos externos, internos e combinados para admissão e ascensão profissional no Organismo. Visa alcançar a eficácia no desenvolvimento e gestão dos Recursos Humanos, a fim de possibilitar o cumprimento do objetivo de otimizar o funcionamento da Usina Hidrelétrica de Salto Grande.
Segurança Industrial
Em atenção às características do empreendimento, as instalações e o equipamento da Usina Hidrelétrica de Salto Grande exigem ser estudados minuciosamente, para garantir que trabalhadores, visitantes, empreiteiros e pessoas em geral disponham das melhores condições de segurança possíveis.
Nesse intuito, foi criada essa divisão específica, a cargo de profissionais da segurança industrial de plantão, que traçam, executam e controlam as políticas de segurança industrial necessárias.
Medicina do Trabalho
Nessa divisão, são analisadas e traçadas as políticas voltadas ao estudo e tratamento das doenças que possam estar ligadas à atividade de nossos trabalhadores. Os profissionais dessa divisão traçam planos preventivos, perante contingências da saúde, e estudam fatores de risco. A sala de enfermaria funciona 24 h por dia, para atender a emergências que envolvam trabalhadores da Usina Hidrelétrica, e ainda para prestar socorro a pessoas que sofram acidentes na ponte internacional ou na área ribeirinha próxima à Usina.
Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Uma das funções dessa divisão é ser representante, depositário e aplicador das normas de trabalho em vigor no Organismo, por via de ações administrativas de registro e conservação da informação, bem como de criação e seguimento de processos, enquanto mantém a equipe informada das novidades e mudanças no corpo normativo.
A outra função envolve a planificação, o traçado e a execução de políticas de desenvolvimento humano, além da criação de programas de formação técnica e gerencial, planos de sucessão, políticas de comunicação interna, processos de seleção de pessoal interno e externo, bem como de gestão da cultura organizacional, entre outras ações.